Supremo Tribunal Federal votará sobre a nomeação de reitores das universidades referente à Ação Direta de Inconstitucionalidade

Nesta sexta-feira, o ministro Edson Fachin incluiu na pauta de votações do Supremo Tribunal Federal a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) impetrada pelo Partido Verde referente ao excesso de poder do presidente da República, Jair Bolsonaro, em nomear reitores de universidades e institutos federais. A decisão do reitor era feita pela lista tríplice da comunidade acadêmica, contendo o nome do candidato mais votado. Até o governo de Jair Bolsonaro, os ex-presidentes respeitavam às eleições da comunidade acadêmica e concediam posse aos primeiros colocados da lista tríplice enviada ao Planalto. Atualmente, o cenário tem sido outro. O atual presidente já escolheu 14 reitores sem respeitar a lista tríplice da comunidade acadêmica.  


Home office: aspectos legais e psicológicos” foi o tema desta semana da Quarta com o Confies. Além do presidente do Confies, Fernando Peregrino, a advogada Danielle Riegermann e a psicóloga Sofia Gracioli participaram do evento abordando aspectos legislativos do teletrabalho e o agravamento das patologias mentais no trabalhador submetidos ao isolamento durante a pandemia. De acordo com a advogada Danielle Riegerman, o teletrabalho prejudica o trabalhador nos aspectos de custo de infraestrutura, jornada e nas questões de acidentes de trabalho. A psicóloga Sofia Gracioli destacou o estresse do isolamento, a necessidade das organizações de cuidar das emoções do ser humano e comentou sobre o aumento de casos de depressão e sofrimento. O debate pode ser visto no Youtube: https://youtu.be/9hcKqDjudwg. (Fonte: Confies)


O professor Odir Dellagostin, que ocupava a gestão do Conselho Fiscal e a Diretoria Regional Sul do Confap, tornou-se o novo presidente do Confap. Ele substituiu o ex-presidente Fábio Guedes, nomeado para assumir a gestão da Secretaria de Estado de Educação de Alagoas (Seeduc). (Fonte: Confap)


“Análise de cenário e conjuntura política da Educação” foi o tema da 1ª palestra da 44ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2020), ministrada pelo professor, cientista político e deputado federal Israel Batista (PV-DF), em conjunto com o docente, consultor e analista de risco político Creomar de Souza. De acordo com Israel Batista, a pandemia gerou impactos positivos na Educação, como a reintegração da família ao ciclo escolar e a adaptação das escolas para o ensino híbrido. Já Creomar de Souza destacou os desafios para o atual cenário da Educação, além da pandemia, a falta de crescimento político, o desemprego e endividamento da população, entre outros. (Fonte: Conif)


A vencedora do 1º Prêmio Carolina Bori “Ciência & Mulher” foi a professora titular da Unifesp e vice-presidente da ABC, Helena Nader, com o projeto “Heparina: medicamento centenário e racional para uso em Covid-19”. A declaração foi feita durante sua conferência no 2º ciclo da 72ª Reunião da SBPC. (Fonte: SBPC)


A 44ª Reditec apresentou discussões sobre o ensino superior e a formação docente na mesa redonda “Educação”. Temas como impactos contemporâneos na profissão de professor, Educação e diversidade, pandemia e mudanças nos processos educacionais, e perspectivas futuras para Educação repercutiram durante o evento. (Fonte: Conif)


A SBPC Cultural da 72ª Reunião da SBPC apresentou, esta semana, a peça “Insubmissas, mulheres na Ciência”. Um espetáculo de Oswaldo Mendes com direção de Carlos Palma que conta a história de quatro cientistas mulheres que enfrentaram preconceitos, intolerância e discriminações para conseguirem deixar seu legado à humanidade. (Fonte: Jornal da Ciência)


O presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, e o ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, apresentaram o painel “A situação atual das políticas culturais no Brasil” durante a 72ª Reunião da SBPC. Especialistas debateram saídas para o fomento à cultura brasileira diante dos ataques do governo federal. (Fonte: SBPC)


Esta semana foi lançada a Chamada Transnacional Conjunta – BiodivRestore 2020-2021, uma iniciativa do Water JPI e a BiodivERsa, em parceria com a União Europeia e o Confap. A chamada busca por projetos de Pesquisa e Inovação em “Conservação e restauração de ecossistemas degradados e sua biodiversidade, incluindo o foco em Sistemas Aquáticos”. (Fonte: Confap)


Durante a 72ª Reunião da SBPC, os ganhadores do 19º Prêmio Péter Murány, que teve o apoio do SBPC, tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos no evento. Os trabalhos vencedores referem-se à produção de leite materno em pó; desenvolvimento de aplicativo que orienta os consumidores para uma alimentação saudável; e a biofortificação agronômica do feijão-caupi com selênio para mitigar a desnutrição e a fome no Brasil. (Fonte: SBPC)


A professora e agrônoma Ana Maria Primavesi foi homenageada no calendário da SBPC de outubro por seu centenário. A homenageada foi uma das pesquisadoras mais importantes da agroecologia e agricultura orgânica do Brasil. O calendário pode ser acessado no link: http://www.jornaldaciencia.org.br/wp-content/uploads/2020/10/calendario-SBPC-2020_14_final-completo-1-compactado.pdf.


O 1º Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações (MNCTI) contou com a participação de membros do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea/MCTI) e da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio/MCTI). O evento discutiu perguntas frequentes relacionadas à experimentação animal (MCTI). 

Notícias Recomendadas