Acadêmicos enviam carta ao governador de MG. Presidente da Andifes fala à Globo News sobre volta às aulas presenciais

Fonte: Direto da Ciência (Em crise, Fapemig corta 5 mil bolsas de Iniciação Científica e novos editais | Direto da Ciência (diretodaciencia.com)

O presidente da Andifes, Edward Madureira, participou de uma entrevista na Globo News onde comentou sobre a Portaria do MEC que modifica o início das aulas presenciais das instituições federais para 1º março. A entrevista pode ser vista pelo link: MEC recua e volta às aulas será em março, não em janeiro; reitor da UFG comenta | G1 / GloboNews / GloboNews em Ponto | G1.


A aprovação da Emenda 1 ao Orçamento do Estado pela Associação Legislativa de Minas Gerais (ALMG) causou revolta de acadêmicos e políticos que divulgaram uma carta aberta opondo-se à decisão. A emenda afirma que “Fica o Poder Executivo autorizado a reduzir a estimativa do demonstrativo regionalizado do efeito sobre a receita e despesa decorrente de isenção, anistia, transação, remissão, subsídio e benefício de natureza financeira, tributária e creditícia para o ano de 2021, promovendo-se a respectiva adequação do crédito orçamentário e remanejamento para atender ações na SES, SEE, UEMG/Unimontes e FAPEMIG, no caso de insuficiência de receita da reserva de contingência ou outra fonte de recurso”. A carta endereçada ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema, defende a necessidade dos recursos para 2021 em prol da Ciência brasileira (Fonte: SBPC).


Sônia Regina de Souza Fernandes foi eleita a nova diretora executiva do Conif, que assumirá o cargo em fevereiro de 2021. Ela é a atual reitora do Instituto Federal Catarinense (Fonte: Conif).


Esta semana foi realizado o 2º Fórum Virtual – Confap, que contou com representantes do MCTI, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Além disso, o evento contou com a apresentação do Programa Catalisa, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) (Fonte: Confap).


A SBPC divulgou os vídeos premiados da Mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19”, que foram escolhidos pelo público e por um júri selecionado pela SBPC. A playlist completa dos vídeos recebidos pode ser vista no link: Mostra de Vídeos “As Ciências e a Pandemia de COVID-19” – YouTube.


Morre o professor Carlos Alberto Dias, vice-presidente da SBPC entre 1973 e 1975, e pioneiro da geofísica no Brasil. A SBPC publicou uma nota lamentando o falecimento do professor, ocorrida no dia 6 de dezembro (Fonte: SBPC). 


A ABC em parceria com a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Comissão Arns, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e SBPC organizaram o webinário “Direitos Humanos Importam!” com o objetivo de celebrar os 72 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (Fonte: ABC).


O presidente da ABC, Luiz Davidovich e a vice-presidente da ABC, Helena Nader, participaram de um evento promovido pela Marinha do Brasil para a instalação da Comissão Técnico-Científica para o Assessoramento e Apoio das Atividades de Monitoramento e Neutralização dos Impactos Decorrentes da Poluição Marinha por Óleo e Outros Poluentes na Amazônia Azul – a ComTecPolOleo. O presidente da ABC ressaltou a importância da oceanografia para o Brasil para a defesa, monitoramento e prevenção da poluição por acidentes marítimos (Fonte: ABC).


O Diário Oficial da União publicou essa semana uma portaria que prevê a criação de um comitê técnico para acompanhar as ações de Pesquisa, Desenvolvimento, produção, contratualização, transferência e incorporação tecnológica da vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca. O comitê foi criado pelo Ministério da Saúde e terá duração de até 180 dias a partir do dia 7 de dezembro (Fonte: Consecti). 


A Plataforma AdaptaBrasil MCTI, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) e pela Rede Nacional de Pesquisas (RNP/MCTI), com o apoio do MCTI, foi tema da programação “Conheça o AdaptaBrasil MCTI: a contribuição da Ciência para medidas de adaptação à mudança do clima”. A plataforma é uma ferramenta criada para oferecer, aos gestores públicos e privados, subsídios que apoiam a tomada de decisão sobre ações de adaptação em todo o território nacional, tendo a disponibilidade de água, alimento e energia os elementos centrais dos indicadores da plataforma (Fonte: MCTI). 


Para compreender a extensão e o impacto de conferências e revistas científicas predatórias em regiões geográficas diferentes, a Parceria InterAcademias (IAP) lançou uma pesquisa que está disponível no link até o dia 31 de dezembro: Pesquisa sobre o Combate a Conferências e Revistas Científicas Predatórias (alchemer.com). A pesquisa busca a participação de todos os pesquisadores, de qualquer disciplina, país ou fase de carreira (Fonte: ABC).


O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União a nova data para início das aulas presenciais nas instituições federais de Ensino superior. De acordo com o documento, as aulas deverão ser iniciadas em 1º de março e não mais em 4 de janeiro como havia proposto. O novo documento publicado pode ser acessado no link: PORTARIA MEC Nº 1.038, DE 7 DE Dezembro DE 2020 – PORTARIA MEC Nº 1.038, DE 7 DE Dezembro DE 2020 – DOU – Imprensa Nacional (in.gov.br).


A Chamada CNPq/MCTIC no 06/2020 sobre Pesquisa e Desenvolvimento para Enfrentamento de Derramamento de Óleo na Costa Brasileira contou com a suplementação de R$ 2 milhões aos recursos do programa, com a parceria firmada entre o CNPq e a Marinha do Brasil. Com isso, o programa apoiará 11 projetos, um total de R$ 6 milhões de investimentos (Fonte: CNPq).


A Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, que vem sendo elaborada desde agosto de 2019 pelo Governo Federal, sociedade civil e setor privado foi lançada essa semana pelo Ministério do Desenvolvimento Regional durante o Smart City Session 2020, evento global destinado a discutir as tendências sobre cidades inteligentes (Fonte: Governo Federal). A carta pode ser visualizada pelo link: https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/desenvolvimento-regional/projeto-andus/carta_brasileira_cidades_inteligentes.pdf.

Notícias Recomendadas