Abaixo-assinado contra os vetos presidenciais da Lei Complementar no 177 referente à liberação de recursos do FNDCT reúne mais de 90 mil assinaturas

Durante esta semana, comunidades científicas, professores e defensores da Ciência brasileira participaram de um movimento nas redes sociais reivindicando a liberação dos recursos da principal fonte de financiamento à Ciência, Tecnologia e Inovação – o FNDCT. O evento motivou parlamentares a compartilharem as postagens e apoiarem a reivindicação dos cientistas no Congresso. O sucesso do movimento alavancou o assunto para a 3ª posição na lista dos temas mais comentados no Twitter. As entidades envolvidas – ICTP.br, SBPC, ABC, Andifes, Confies, Confap, Conif, Consecti, IBCIHS e mais 90 entidades científicas – vêm promovendo eventos e discussões sobre a importância da liberação dos recursos do FNDCT para a Ciência nacional. Para isso, um abaixo-assinado foi criado para derrubar os vetos presidenciais referente à Lei Complementar no 177 que atinge negativamente os recursos do FNDCT. Mais de 100 mil pessoas já assinaram o documento e as organizações esperam alcançar a marca de um milhão de assinaturas. Contamos com sua colaboração. Para assinar, acesse o linkAbaixo-assinado · Senadores: PELA DERRUBADA DOS VETOS AO FNDCT · Change.org.


No dia 9 de fevereiro foi realizada a eleição dos membros para a nova gestão 2021/2022 do Consecti. Os membros eleitos foram: Presidente – Patrícia Ellen (Secretária de Estado de Desenvolvimento do Estado de São Paulo); Primeiro Vice-presidente – Rodrigo Rossiter (Secretário de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Alagoas); Segundo Vice-presidente – Rafael Pontes Lima (Secretário de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação do Amapá); Diretoria Regional Sul – Aldo Bona (Superintendente de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior do Paraná); Diretoria Regional Sudeste – Cristina Engel (Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Profissionalizante do Espírito Santo); Diretoria Regional Nordeste – Inácio Arruda (Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior do Ceará); Diretoria Regional Norte – Carlos Manenschy (Secretário de Estado para Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará); Diretoria Regional Centro-Oeste – Márcio Cesar Pereira (Secretário de Desenvolvimento e Inovação de Goiás). (Fonte: Consecti)


Intitulada “O FNDCT gera Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento”, a revista criada pela ABC e endereçada aos parlamentares, visa solicitar o apoio de parlamentares para a derrubada dos vetos da Lei Complementar no 177 e permitir que informações fundamentais auxiliem os parlamentares a entenderem a importância da liberação de recursos do FNDCT. A revista pode ser acessada pelo linkRevista_FNDCT_ABC.pdf.


No dia 9 de fevereiro morreu Ivan Izquierdo, um dos cientistas mais renomados e premiados da Ciência brasileira. Considerado um dos neurocientistas mais importantes do mundo, Ivan Izquierdo foi diretor da ABC, recebeu mais de 30 prêmios nacionais e internacionais, publicou mais de 500 artigos científicos e publicou 17 livros. A diretora da ABC, Márcia Barbosa e o acadêmico Flavio Kapczinski, publicaram uma homenagem ao cientista no site da ABC. Acesse o link para ler o texto: Morreu o Professor… – ABC.


A SBPC lançará uma série de webinários, de fevereiro a julho deste ano, para comemorar os 70 anos da regional da SBPC de Pernambuco e o centenário do patrono da Educação brasileira e pernambucana, Paulo Freire. As atividades serão divulgadas nos canais da SBPC. (Fonte: SBPC)


Iniciativa da Andifes permite que universidades criem o Programa de Mobilidade Virtual em Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Promover). O programa permite mobilidade de estudantes por meio virtual, buscando a integração em rede para o Ensino, Pesquisa e extensão e para a gestão das universidades federais. De acordo com o presidente da Andifes, Edward Madureira, o programa garante a integração entre as universidades, além de permitir uma troca de experiências que irá refletir potencialmente na formação dos estudantes. (Fonte: Andifes)


Brasil e Alemanha discutiram oportunidades e parcerias na Ciência e Tecnologia durante um encontro entre o ministro do MCTI, Marcos Pontes, e o embaixador da Alemanha, Heiko Thoms. A pauta da discussão incluiu, principalmente, as áreas de combate à Covid-19 e as pesquisas na Amazônia. (Fonte: MCTI)


O novo diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica, Fábio Borges, que tomou posse no final de janeiro, pretende intensificar as parcerias entre o Laboratório e outras instituições, federais e privadas. O diretor ainda comentou que pretende utilizar energias renováveis para diminuir o gasto mensal de R$500mil do laboratório – custos do armazenamento de vários equipamentos de computação, entre eles, o supercomputador Santos Dumont. (Fonte: MCTI)


Carlos Nobre, cientista brasileiro e líder de projeto de política científica para uma Amazônia sustentável, recebeu o Prêmio de Diplomacia Científica 2021 da Associação Americana para o Avanço da Ciência. O prêmio reconhece a atuação de indivíduos ou de pequenas equipes trabalhando em Ciência, engenharia ou relações internacionais com contribuição destacada no campo da diplomacia da Ciência. (Fonte: ABC)


Estão abertas as inscrições para o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia. O prêmio incentiva a produção científica e tecnológica do país, além de reconhecer o legado de pesquisadores dedicados a transformar para melhor a sociedade em que vivemos. Interessados das áreas de Ciências da Computação, Ciências da Terra, Ciências da Vida, engenharias, físicas, matemática e química podem concorrer ao prêmio que será de R$500 mil por categoria (Fonte: ABC). Para mais informações, acesse o linkPrêmio CBMM de Ciência e Tecnologia – (premiocbmm.com.br).


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou a 18ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. Os interessados devem mandar os relatórios até o dia 22 de março. Para mais informações, acesse o linkInicial – Portal Premios (cnpq.br)

Notícias Recomendadas