Os cortes orçamentários propostos pelo governo para o ano de 2021 desencadeou manifestações em defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). Ex-ministros e representantes de instituições científicas reuniram-se para discutir a crise muito grave e a ameaça de desmonte das instituições ligadas ao Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O manifesto alertou a sociedade sobre as consequências dessas ações do governo e da descontinuidade de programas estratégicos, levando o país a um retrocesso sem precedentes. Com o contingenciamento do FNDCT, cujo projeto de liberação dos recursos está para ser votado no Congresso este ano, houve uma queda de 26% dos recursos para a área de CTI. Como ações de curto prazo, o manifesto considerou a derrubada dos vetos à Lei Complementar no 177 (referente ao FNDCT) e a revisão do Projeto de Lei Orçamentária Anual para este ano (Fonte: SBPC). O manifesto pode ser acessado no link: (1) Lançamento do manifesto “Em defesa da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação no País” – YouTube. Para ajudar na derrubada dos vetos presidenciais e liberar os recursos do FNDCT para a Ciência, Tecnologia e Inovação, assine o abaixo-assinado do link: Abaixo-assinado · Senadores: PELA DERRUBADA DOS VETOS AO FNDCT · Change.org.
A criação de um fundo patrimonial da Universidade Estadual de Campinas pela Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) foi aprovada pela Receita Federal, com intermediação do Confies. A iniciativa da Funcamp atende às normas da Lei no 13.800/2019, e levou cinco meses para ser aprovada pelo órgão (Fonte: Confies).
O Seminário Andifes “Reformas Constitucionais e Orçamento Públicos” abordou tópicos relevantes sobre as consequências das reformas constitucionais que vêm sendo apresentadas e os impactos das reduções orçamentárias nas instituições públicas de ensino. Além da Andifes e da presidente do Conif, Sônia Regina de Souza Fernandes, participaram do seminário, o senador Jean Paul Prates (PT/RJ) e os deputados federais Dorinha Seabra (DEM/TO), Túlio Gadelha (PDT/PE) e Elias Vaz (PSB/GO) (Fonte: Conif).
As inscrições para a 18ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica estão abertas até o dia 22 de março. O propósito do prêmio é estimular as instituições e bolsistas de iniciação científica e de iniciação tecnológica que se destacaram pela relevância e qualidade (Fonte: Consecti).
A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) lançou a campanha #Vacinasalva, em parceria com instituições científicas, como a ABC e SBPC. A proposta da campanha é conscientizar a população sobre a importância da vacinação na erradicação de doenças e na saúde coletiva, principalmente neste momento de pandemia (Fonte: SBPC).
“É preciso evitar o colapso da Ciência em 2021” é o título do manual elaborado pela SBPC, com o apoio de mais de 90 entidades, e encaminhado para lideranças partidárias, deputados e senadores da Comissão Mista do Orçamento. O documento apresenta solicitações diretas e factíveis para garantir o mínimo operacional para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em 2021 (Fonte: SBPC). Leia o documento acessível no link: Demandas-da-Ciência-PLOA-2021-.pdf (jornaldaciencia.org.br).
No dia 9 de março acontecerá o webinário “Genética, Vacina e Covid-19” promovido pela ABC. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 4 mulheres foram convidadas para discutir o tema: Mayana Zatz (USP), Leda Castilho (UFRJ), Selma Jerônimo (UFRN) e Mara H. Hutz (UFRGS) (Fonte: ABC). Para inscrever-se, clique no link: Demandas-da-Ciência-PLOA-2021-.pdf (jornaldaciencia.org.br).
“A Ciência como ela é – A Saga de Carlota” estreia no dia 8 de março em 10 episódios, liberados semanalmente nas principais plataformas de podcast. Uma iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com o apoio do Instituto Serrapilheira, a trama mostra a trajetória de Carlota, os desafios das pequenas cientistas desde a infância, como ela lida com pautas como preconceito na Academia, o assédio de professores e colegas, e a adversidade racial (Fonte: ABC).
A professora Yvonne Mascarenhas foi a primeira mulher a conquistar o Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro 2021, por suas atividades pioneiras em cristalografia de raios X e por iniciar uma comunidade científica sólida nesta área no Brasil. O prêmio será entregue em Sessão Solene durante o Encontro de Outono da Sociedade Brasileira de Física, entre os dias 21 e 25 de junho (Fonte: ABC).
A ABC, em parceria com a Fapesp, produziu o 2º vídeo da série #EuConfioNaCiência, com o depoimento de 21 cientistas. O vídeo pode ser visto no link: #EuConfioNaCiência / Vacinas COVID-19 – ABC.
A Fundação Einstein concederá o primeiro prêmio de reconhecimento aos esforços notáveis que aumentam o rigor, a confiabilidade e a transparência da Pesquisa em Ciências naturais, sociais e humanas – o Prêmio Internacional da Fundação Einstein para a Promoção da Qualidade em Pesquisa. O valor será de até €500.000/ano. Para saber mais sobre essa premiação, acesse o site: Award – Einstein Foundation Berlin.
Para mais informações, acesse o link: www.destaqueict.cnpq.br/web/pdict/.
Estão abertas as inscrições para o 41º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica divulgado pelo CNPq, que nesta edição contemplará a categoria “Instituição e Veículo de Comunicação”. Para obter informações sobre o regulamento, os interessados podem acessar o regulamento no link: REGULAMENTO – Portal Premios (cnpq.br).
Brasil e Suécia lançam a primeira competição acadêmica e industrial do setor aeroespacial para estudantes, pesquisadores e startups de ambos os países. O objetivo do evento é selecionar e premiar as melhores soluções para um problema específico que envolva múltiplas aeronaves não-tripuladas. Para mais informações acesse o site: https://sarc.center/sarcbarinet-aerospace-competition/.
A Associação Brasileira de Saúde Coletiva e demais entidades da Frente Pela Vida promoveram o evento “O Brasil não pode se calar! Ato pela Saúde, pela vida e pela democracia!” A iniciativa resultou do desespero da população e da desorganização das autoridades políticas e sanitárias. Para assistir o evento, acesse o link: Frente Pela Vida reuniu milhares em ato virtual: Brasil não pode se calar – ABRASCO.
Para debater sobre os instrumentos do Marco Legal de Ciência e Tecnologia, o MCTI, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), promoveu a nova edição do webinário “Caminhos para o transbordamento MCTI”. Esta edição apresentou algumas das ferramentas do Marco Legal de CT que podem ser utilizadas pelos setores industrial e empresarial para ajudar a transformar projetos em produtos (Fonte: MCTI). A 2ª edição da Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC) está com as inscrições abertas. O evento ocorrerá entre os dias 23 e 27 de junho e tem como objetivo democratizar o acesso à Ciência para jovens (Fonte: Conif). Para mais informações, clique no link: Feira Brasileira de Jovens Cientistas (fbjc.com.br).