Proifes prepara grande evento em celebração ao Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional do Pesquisador

Firme na luta, a Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituição Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes – Federação) celebra o Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional do Pesquisador realizando a primeira Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia. O tema do evento, que acontece em 8 e 9 de julho, é “Pesquisa, Universidade e Luta Sindical em tempos de negacionismo”. A transmissão será pela página de Facebook e no canal do Youtube do Proifes.

Na abertura do dia 8 de julho, às 8h30, os presidente e diretor de Ciência e Tecnologia do Proifes, Nilton Brandão e Enio Pontes, respectivamente; a vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Fernanda Sobral; o secretário executivo da ICTP.br, Celso Pansera; o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Edward Madureira; a presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Flávia Calé; a presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Geovana Mendes; o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich; o presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), Fernando Peregrino; e o presidente do Sindicato Nacional de Gestores em Ciência e Tecnologia (SindGCT), Fernando Muniz.

A primeira mesa será às 10h, com o tema “Do Laboratório à Luta Política: A construção de uma Frente de Defesa da Ciência Nacional”, sob a mediação de Daniel Christino, do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (ADUFG-Sindicato), com palestra de Claudia Linhares, secretária-geral da SBPC, e os debatedores Nilton Brandão, presidente do Proifes-Federação, Carlos Alberto Marques, da APUFSC-Sindical, e Roberto Silva, diretor do SindProifes.

Às 14h começará a mesa “Pesquisa e Universidade no cenário de pandemia e outras crises globais: o problema da fuga de cérebros no Brasil”, com palestra do presidente da Andifes, Edward Madureira, e os debatedores Gil Vicente Reis, diretor de relações internacionais do Proifes-Federação, Bárbara Coelho, da APUB-Sindicato, e Sérgio Bampi, do ADUFG-Sindicato, com mediação de Enio Pontes, diretor de C&T do Proifes-Federação. 

No dia 9 de julho, às 10h. você poderá conferir a mesa “Desafios para o financiamento da pesquisa no país: FNDCT e a Questão Orçamentária”, com palestra de Celso Pansera, secretário executivo da ICTP.br, e debate com Enio Pontes, diretor de C&T-Federação, e Dárlio Teixeira, do Adurn-Sindicato, e mediação de Jailson Alves, do Apub-Sindicato. Encerrando a Conferência, às 14h, a mesa “Ciência, Humanismo e Saúde Pública no contexto da pandemia – impactos e desafios sociais da crise”, com palestra de Gulnar Azevedo e Silva, presidenta da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), e debate de Rosângela Gonçalves, presidenta do SindiEdutec-Sindicato, Oswaldo Negrão, presidente do Adurn-Sindicato, Daniel Christino, do ADUFG-Sindicato, e mediação de Darci Campani, do ADUFRGS-Sindical.

Veja a programação completa! Outras informações sobre o evento podem ser encontradas nesta matéria do Proifes: https://bit.ly/3Assedh

Notícias Recomendadas