De iniciativa da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) foi escolhida para ser agraciada com o prêmio Darcy Ribeiro, em reconhecimento pela atuação da entidade na defesa e promoção da Educação no Brasil.
Após a votação, que ocorreu na quarta-feira, dia 11, por meio remoto, foi anunciado que a solenidade de entrega do diploma está prevista para o mês de outubro.
A Andifes obteve 26 votos, ficando em segundo lugar no ranking. A indicação feita à entidade, que compõe o Comitê Executivo da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br), foi dos deputados Professora Rosa Neide (PT/MT), Reginaldo Lopes (PT/MG), Maria do Rosário (PT/RS), Natália Bonavides (PT/RN), Zeca Dirceu (PT/PR), Waldenor Pereira (PT/BA), Rogério Correia (PT/MG), Pedro Uczai (PT/SC), Patrus Ananias (PT/MG), José Ricardo (PT/AM) e José Guimarães (PT/CE) e do senador Jean Paul Prates (PT/RN).
De acordo com a deputada Professora Rosa Neide (PT/MT), a Andifes tem cumprido relevante papel na interlocução com o governo federal, com as associações de professores, de técnico administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral, como representante oficial das universidades federais, objetivando integrar, valorizar, defender e fortalecer a rede federal universitária e representar o interesse desse conjunto na interlocução com o Congresso Nacional.
“Ao longo de sua história, a Andifes tem estabelecido relações institucionais suprapartidárias e contribui de forma efetiva para a implementação de uma agenda propositiva, com ações conjuntas nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação, junto aos órgãos públicos e entidades nacionais e internacionais”, afirmou a parlamentar.
O prêmio Darcy Ribeiro, instituído em 1998 e regulamentado em 2000, é concedido anualmente pela Comissão de Educação e pela Mesa Diretora a três pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.
Saiba quem também foi indicado ao prêmio
Além da Andifes, que foi a segunda mais votada da lista de dez, o prêmio Darcy Ribeiro em 2021 será entregue também ao Instituto Península, que teve 38 votos e foi indicado pela deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO), e à Profª Paula Beatriz de Souza Cruz, com 22 votos e indicação da deputada Tabata Amaral (PDT/SP).
Na listagem de indicados ao prêmio também estavam: Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), Priscila Cruz, Profª Drielly Souza, Profª Lúcia Helena Galvão Maya, Profª Noadias Novaes e Profª Silvia Maria Guerra Anastácio.
Darcy Ribeiro
Antropólogo, escritor e político, Darcy Ribeiro foi um dos principais intelectuais brasileiros, fundador da Universidade de Brasília (UnB). Nascido em Montes Claros (MG), em 1922, formou-se pela Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo (USP) em 1946. Como etnólogo do Serviço de Proteção ao Índio, passou períodos com diversas tribos indígenas.
Foi ministro da Educação (1962-1963) e chefe da Casa Civil da Presidência da República (1963-1964). Como vice-governador do Rio de Janeiro (1983-1987), implantou os Centros Integrados de Ensino Público (CIEP). De 1991 até sua morte, em 1997, foi senador pelo Rio de Janeiro.