A partir de um pedido da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br), o deputado Nilto Tatto (PT/SP) apresentou o requerimento 107/2021 solicitando a realização de Audiência Pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) para debater a situação do Brasil e as mudanças climáticas, diante do novo relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas).
O documento faz alertas importantes sobre o clima presente e futuro, chamando a atenção do Brasil para o assunto. Os dados mostram que o mundo está diante de mudanças sem precedentes no clima – algumas delas irreversíveis.
O estudo, feito por centenas de cientistas que analisam milhares de evidências coletadas ao redor do planeta, alerta para o aumento de ondas de calor, secas, alagamentos e outros eventos climáticos extremos nos próximos dez anos.
No requerimento, o deputado Tatto manifesta o desejo de que sejam convidados para o debate o vice-presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Paulo Artaxo, a vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader, o pesquisador sênior do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), participante dos Relatórios do IPCC e membro da ABC, José Marengo, o pesquisador do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), participante dos Relatórios IPCC, Lincoln Alves, a pesquisadora aposentada do INPE, vice-presidente do IPCC desde 2015, Thelma Krug, o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e vice-presidente da Academia Brasileira de Ciência para a região Norte, Adalberto Val, e o secretário-executivo do Observatório do Clima, Marcio Atrini.
O requerimento foi aprovado e subscrito pelos deputados Luis Miranda (DEM-DF), Ted Conti (PSB-ES), Bira do Pindaré (PSB-MA) e Merlong Solano (PT-PI).