Durante o primeiro dia da Reunião Magna anual da Academia Brasileira de Ciências (ABC), em 6 de outubro, o físico e ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, foi agraciado com a medalha Henrique Morize. Em cerimônia virtual, na presença do atual presidente ABC, Luiz Davidovich, o homenageado falou da importância desse reconhecimento.
“Fico muito feliz e honrado em receber a medalha Henrique Morize, o fundador da ABC, um cientista que prestou relevantes trabalhos para a Ciência brasileira, pioneiro na nossa física experimental no Brasil. Poucos sabem, mas Morize montou o primeiro gabinete radiológico do país para tirar chapas de radiografia e marcou por ser generoso e não cobrar pelos exames. Ele também instalou a rádio sociedade na ABC junto com Roquette Pinto, que é um orgulho por ter sido a primeira a difundir a Educação, a Ciência e a Cultura no nosso país”, destacou.
Na homenagem, Moreira ainda fez a citação de Morize referente à ABC: “A finalidade principal da Academia Brasileira de Ciências consiste em espalhar a noção da importância da Ciência como fator da prosperidade nacional, portanto é muito importante para o Brasil que a ABC continue a cumpri-la”.
Ao ser parabenizado posteriormente ao evento, Ildeu Moreira dividiu o prêmio com os com os colegas da Ciência: “Como ocorre também em outras situações, essa premiação tem origem muito mais em uma ação coletiva do que em uma atuação individual. Com certeza, por uma questão de justiça, a medalha Henrique Morize da ABC, que muito me honra, deve ser compartilhada com todos vocês, companheiros nesta luta pela Ciência brasileira, e com muitas pessoas da SBPC e de outras entidades e instituições”, disse.
A medalha Henrique Morize foi criada em 2014 com o propósito de homenagear indivíduos ou instituições que tenham realizado contribuições expressivas para a Academia Brasileira de Ciências, bem como para o desenvolvimento da Ciência brasileira. Os agraciados são selecionados pela Diretoria da ABC.
Ildeu de Castro Moreira
Ildeu de Castro Moreira é professor do Instituto de Física e do Programa de Pós-graduação em história das ciências, ensino de física e história da física na UFRJ, e do mestrado em divulgação científica da Fiocruz. Coordenou a Comissão Executiva do Ano Mundial da Física (2005) no Brasil e foi membro da Comissão Interministerial do Centenário do Voo do 14-Bis (2006). Era o diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do MCTI quando foi criada a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e coordenou as edições de 2004 e 2012.
Como presidente da SBPC de 2017 a 2021, foi incansável na luta pela defesa do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. Conseguiu fortalecer ainda mais a colaboração da SBPC com a ABC e com várias outras instituições importantes de C&T. Ele foi um dos protagonistas na criação da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br).
Foi um dos responsáveis por coordenar a pesquisa histórica do centenário da ABC, junto com José Murilo de Carvalho, e foi o responsável pela digitalização e disponibilização de todo o acervo dos Anais da ABC, desde sua criação em 1929, na Hemoteca da Biblioteca Nacional.