Na luta contra a MP 1.112/2022 e para contribuir com a proposta de PL do SNCTI, ICTP.br cumpre agenda com parlamentares e participa de seminário de comemoração dos 70 anos do CNPq

Entidades representantes dos diversos segmentos da Ciência, Tecnologia e Inovação estiveram, na terça-feira, dia 26 de abril, em reunião com o líder da bancada do PSDB no Senado, o senador Izalci Lucas (PDSB-DF).

Na pauta, os temas da reformulação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Política Nacional de CT&I, a MPV nº 1.112/22, o PLN nº 5/2022 (PLDO/2023) e o FNDCT. Os presidentes das entidades ponderaram as dificuldades que o tema C&T têm enfrentado nos últimos anos e estão mobilizados para contribuir, efetivamente, com a elaboração da Proposta de reformulação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e com a Política Nacional de CT&I.

O senador Izalci apontou para necessidade de ampliar e reforçar o fomento às pesquisas que colaborem com as transformações que a sociedade brasileira tanto almeja; que segue comprometido com a pauta da Ciência e Tecnologia no Congresso Nacional, disponibilizando o seu gabinete e apoio técnico-político para proposições de interesse da área.

Estavam presentes na reunião: Fábio Guedes Gomes, secretário executivo da ICTP.Br; Luiz Davidovich, presidente da ABC; Fernando Peregrino, presidente do Confies; Odir Dellagostin, presidente do Confap; Hideraldo Luiz de Almeida, diretor do Ibrachics; e, André Luís Silva dos Santos, presidente da Fapema.

O secretário executivo da ICTP.Br, Fábio Guedes, visitou o gabinete do deputado Paulão (PT-AL). Na pauta a contextualização da atuação da Iniciativa no Congresso bem como a retomada de reuniões presencias com parlamentares, em Brasília, com mais frequência. O deputado se prontificou a disponibilizar espaços maiores e infraestrutura para realização dos encontros.

Seminário 70 Anos do CNPq 

O CNPq, vinculado ao MCTI, e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) realizaram ontem e hoje o Seminário 70 Anos do CNPq (1951-2021) – Passado, Presente e Futuro: Pensando e Transformando o Brasil.

O evento marcou o encerramento das atividades em referência aos 70 anos do Conselho, celebrados em 2021, e contará com a participação de importantes nomes da comunidade científica e gestores do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia.

Na programação, a Mesa 1 – O papel do CNPq no Sistema de CT&I, que teve a moderação de Evaldo Ferreira Vilela, presidente do CNPq, contou com a participação dos presidentes da ABC, Luiz Davidovich, e da SBPC, Renato Janine Ribeiro.

Na Mesa 2 – A visão das entidades de CT&I sobre o papel do CNPq no fomento à pesquisa, sob a moderação de Og Francisco Fonseca de Souza, diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq, a participação de Fernando Peregrino (presidente do Confies), Flavia Calé da Silva (presidente da ANPG), Marcos V. David (presidente da Andifes), Nivio Ziviani (Startup Kunumi e membro da ABC), Odir Dellagostin (presidente do Confap e membro da ABC), Rafael Pontes Lima (presidente do Consecti) e Robério Rodrigues Silva (presidente do Foprop).

Já nesta quarta-feira, 27 de abril, a Mesa 6 – O Futuro do CNPq, cuja moderação será de Carlos Alberto Pereira dos Santos, diretor de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do CNPq, terá a participação de Evaldo Ferreira Vilela (presidente do CNPq), Fábio Guedes (secretário executivo da ICTP.Br), Helena B. Nader (vice-presidente da ABC), Paulo Artaxo (vice-presidente da SBPC) e Roberto Muniz (presidente da Associação dos Servidores do CNPq).

Notícias Recomendadas