Rio vai sediar a 65ª edição do Fórum Nacional do Confap

A capital fluminense será palco da 65ª edição do Fórum Nacional do Confap na próxima semana, de 23 a 27 de setembro. O evento é organizado pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e pela FAPERJ, e reunirá presidentes e equipes técnicas das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), para promover a troca de experiências entre as FAPs e o diálogo com entidades e agências federais e internacionais de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação. A última vez que o Rio sediou uma Reunião do Confap foi em 2013. Assista ao vídeo-convite para a 65ª edição do Fórum Nacional do Confap aqui

“No Fórum Confap do Rio de Janeiro, vamos discutir os principais desafios e oportunidades para avanços no fomento à pesquisa e inovação, em sinergia entre as FAPs e as agências federais”, afirmou o presidente do Confap, Odir Dellagostin. Ele ressaltou a importância do encontro para promover a sinergia entre as Fundações. “As FAPs  desempenham um papel crucial no Sistema Nacional de CT&I ao financiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, promovendo o avanço científico e tecnológico no Brasil. Atualmente, elas contribuem com aproximadamente um terço do fomento à pesquisa no País. Também facilitam a interação entre universidades, centros de pesquisa e o setor produtivo, impulsionando a aplicação prática do conhecimento científico”, destacou.

O presidente da FAPERJ, Jerson Lima, destacou o fato de a capital fluminense sediar mais um fórum do Confap. “As reuniões do Conselho são uma rara oportunidade de dar visibilidade ao debate nacional sobre a importância estratégica do setor para o desenvolvimento social e econômico do País. E nenhum outro lugar do País atrai tanta atenção como o Rio, sede de algumas das mais prestigiadas instituições de ensino e pesquisa brasileiras”, disse. “A presença dos principais gestores públicos das agências estaduais de fomento à pesquisa nessas reuniões permite uma troca de experiências que contempla uma ampla diversidade de assuntos e temas, dadas as especificidades de cada região desse nosso território de dimensões continentais. Precisamos desse diálogo para fortalecer nossos sistemas estaduais de ciência e tecnologia”, acrescentou.

As atividades serão realizadas na sede da FAPERJ, na Academia Nacional de Medicina (ANM) e no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). A cerimônia de abertura, prevista para as 9h de terça-feira, dia 24, terá como conferencistas a ministra do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos (a confirmar); o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera; o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Álvaro Prata; o diretor de Avaliação e presidente substituto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Antônio Gomes; a diretora da Diretoria de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DCOI/CNPq), Dalila Andrade Oliveira; o presidente do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), Júlio César Castelo Branco Reis Moreira; o presidente do Instinto Serrapilheira, Hugo Aguilaniu; o presidente da FAPERJ, Jerson Lima; e o presidente do Confap.

No último dia do evento, serão realizadas visitas técnicas à Rocinha (programa Favela Inteligente) e ao Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Acesse a página do evento e confira a progranação geral do Fórum Nacional CONFAP.

Notícias Recomendadas