Evento a favor da derrubada de vetos conseguiu reunir mais de 25 mil assinaturas

No dia 26 de janeiro, a ICTP.br e entidades científicas organizaram um movimento virtual pela derrubada dos vetos presidenciais à Lei Complementar no 177/2021. O evento foi realizado pelo canal da ICTP.br no Youtube e contou com a participação de presidentes e representantes de diversas entidades científicas e sociais, como Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC, Luiz Davidovich, presidente da ABC, Flávia Calé, presidente da Associação Nacional dos Pós-graduandos, entre outros. Durante o evento, um abaixo-assinado online foi divulgado e compartilhado com o apoio de mais de 90 entidades, para reunir 1 milhão de assinaturas a favor da derrubada dos vetos. Os vetos presidenciais descaracterizam o propósito do projeto, já que autorizam a alocação dos recursos do FNDCT em reservas de contingência, fiscal ou financeira; e rejeitam a liberação dos recursos do FNDCT colocados na reserva de contingência no ano de 2020, num total de R$ 4,3 bilhões. O movimento virtual está disponível no link: (2) Live pela derrubada dos vetos ao FNDCT – YouTube. A ICTP.br e as entidades afiliadas contam com o seu apoio para alcançarmos 1 milhão de assinaturas no abaixo-assinado a favor da derrubada dos vetos presidenciais: https://www.change.org/p/senadores-pela-derrubada-dos-vetos-ao-fndct.


A Andifes realizou uma reunião para discutir a pauta dos colegiados e das entidades que defendem a educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade. Segundo Edward Madureira, presidente da Andifes, “o momento exige de todas as entidades que haja uma atuação articulada, num esforço conjunto pela valorização da Educação”. (Fonte: Andifes)


Durante a IPB Engaged Week, realizada no dia 27 de janeiro, o presidente do Conif, Jadir José Pela, apresentou os programas da Rede Federal, principalmente aqueles voltados à promoção de Inovação e Empreendedorismo. O Conif analisa a criação de uma Rede Brasil-Portugal de Educação Profissional, como a exemplo, o desenvolvimento do LAPASSION e outros acordos interinstitucionais já realizados em colaboração entre os dois países. (Fonte: Conif)


O MCTI, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou uma parceria com o Instituto do Coração (InCor) para disponibilizar uma plataforma de telemedicina utilizando o 5G e a Internet das Coisas (IoT) para a realização de cirurgias cardíacas à distância. A plataforma está sendo desenvolvida pelo InCor e pretende atender primeiramente bebês com cardiopatia congênita. (Fonte: MCTI)


Uma matéria de Vinicius Sassine para a Folha de São Paulo revelou o corte exponencial na importação de equipamentos e insumos para a pesquisa científica durante o governo de Jair Bolsonaro. Chegando a quase 70% de redução,a ação afeta projetos de organizações como o Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz. Para ler toda a matéria, acesse o link: Governo corta benefícios fiscais para pesquisa científica e atinge projetos de Butantan e Fiocruz na pandemia – 26/01/2021 – Equilíbrio e Saúde – Folha (uol.com.br).

Notícias Recomendadas