O GOVERNO FEDERAL bloqueou R$ 116 milhões da já insuficiente dotação orçamentária para o pagamento de bolsas de pesquisas do CNPq. O orçamento do CNPq para 2021 já havia recebido um corte, em relação a 2020, de cerca de R$ 100 milhões no programa de bolsas. Com este corte adicional, o órgão poderá ser levado à suspensão no pagamento das bolsas nos últimos meses deste ano. A entidades que compõem o Comitê Executivo da ICTP.br emitiram nota na qual expressam seu repúdio ao corte drástico nos já minguados recursos do CNPq. As bolsas do CNPq sempre foram e são essenciais para o funcionamento da Ciência e Tecnologia brasileira, que é imprescindível para a superação da grave sanitária, econômica e social do país. (Fonte: ICTP.br)
DESBUROCRATIZAÇÃO das pesquisas clínicas é o que propõe o PL 7082/2017, que tem o apoio da SBPC e outras entidades. Junto com a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), o Fórum das Associações de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, e a Sociedade Brasileira de Sociologia, a SBPC encaminhou uma carta aos deputados da Comissão de Constituição e Justiça, e Cidadania da Câmara dos Deputados manifestando a importância da votação do projeto para as comunidades das Ciências humanas, linguísticas, sociais e sociais aplicadas que estão prejudicadas, uma vez que suas pesquisas dependem da Conep, uma instituição com vocação estritamente médica. O projeto também aborda a inserção de um Sistema Nacional de Ética em Pesquisa Clínica com seres humanos no Brasil. Para ler a carta na íntegra, acesse o link: Of.-SBPC-074-Nota-Conjunta-PL-7082_2017.pdf (jornaldaciencia.org.br)
WEBMINICURSOS DA 73ª REUNIÃO DA SBPC continuam com as matrículas abertas até o dia 18 de julho. Com o tema “Todas as Ciências são humanas e essenciais à sociedade”, a Reunião ocorrerá entre os dias 18 e 24 de julho. Demais informações poderão ser encontradas no link: 73ª Reunião Anual da SBPC: SBPC (sbpcnet.org.br)
PRESERVAÇÃO DA DEMOCRACIA foi o assunto de uma carta aberta publicada pela SBPC, e com o apoio de dezenas de outras entidades. A carta ressalta que as instituições não se intimidarão com declarações, gestos ou ações que ameacem a democracia, e que tanto a democracia como o Estado de Direito são questões inegociáveis. A carta pode ser lida no link: Em-defesa-da-Democracia-Nota-da-SBPC.pdf (jornaldaciencia.org.br)
MORRE O PROFESSOR OSWALDO ALVES, químico e cientista reconhecido mundialmente por suas pesquisas em nanotecnologia na Unicamp. Foi vice-presidente da ABC, publicou mais de 250 trabalhos científicos e orientou mais de 50 teses de Mestrado e Doutorado. A ABC publicou diversas homenagens ao cientista, disponíveis no link: ABC – Academia Brasileira de Ciências
FUNDO DE INFRAESTRUTURA: PROPOSTA PARA UM NOVO TEMPO, produto do trabalho do Subgrupo Infraestrutura do Grupo de Trabalho sobre o FNDCT da ABC, propõe medidas corretas na aplicação dos recursos do Fundo Transversal de Infraestrutura (CT-Infra) do FNDCT. Para ter acesso ao documento utilize o link: ABC-Fundo de Infraestrutura-jul2021
A MEDALHA ARMANDO SALLES DE OLIVEIRA foi concedida ao professor da USP Fernando de Queiroz Cunha, que foi homenageado por seus estudos que investigam os impactos da resposta imunológica desencadeada no organismo pelo novo coronavírus e por outros agentes infecciosos. A medalha contempla pessoas, entidades e organizações que contribuem para a valorização institucional, cultural, social e acadêmica da USP. (Fonte: ABC)
O FÓRUM POLÍTICO DE ALTO NÍVEL teve o Painel Científico para a Amazônia como parte do evento no dia 14 de julho. A iniciativa do painel reúne mais de 200 pesquisadores da região para a elaboração de um relatório integrado sobre a situação do bioma. (Fonte: ABC)
A ACADEMIA DE CIÊNCIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (ACIESP) realizará outra edição do Aciesp Webinars no dia 29 de julho, às 14 horas, com o tema “Mulheres e o fascinante universo da Ciência”. Para assistir, acesse o link: Mulheres e o Fascinante Universo da Ciência – YouTube
DURANTE A 4ª REUNIÃO ORDINÁRIA EXECUTIVA DO CONFIES foi discutida uma proposta para capitalizar os fundos patrimoniais da Ciência, Tecnologia e Inovação com a gestão das fundações de apoio de universidades públicas e institutos federais de Ensino e pesquisa. Para entender a proposta, utilize o link: Fundações de Apoio discutem proposta para capitalizar endowments da ciência e tecnologia – CONFIES
ATIVIDADES ACADÊMICAS NA PÓS-PANDEMIA foram abordadas no seminário da Andifes ocorrido no dia 15 de julho. O evento discutiu os fundamentos da universidade federal, incluindo autonomia, financiamento público, gratuidade, inclusão e excelência. (Fonte: Andifes)
DIRETORIA EXECUTIVA DA ANDIFES voltou a se reunir presencialmente. A reunião aconteceu em Brasília no dia 14 de julho e contou com a participação de Edward Madureira, presidente da Andifes, dos vice-presidentes Joana Angélica Guimarães (UFSB), Luís Eduardo Bovolato (UFT), Marcus Vinicius David (UFJF) e Paulo Afonso Burmann (UFSM), e do secretário executivo Gustavo Balduino. (Fonte: Andifes)
EM PROL DO OCEANO ATLÂNTICO, a Aliança de Pesquisa e Inovação do Oceano Atlântico (All-Atlantic Ocean Research Alliance) visa fortalecer a cooperação para a pesquisa científica, tecnológica e de Inovação entre diversos parceiros internacionais. A Confap apoia a Aliança, no conjunto de suas 26 Fundações. (Fonte: Confap)
CAMPUS PARTY DIGITAL EDITION acontecerá entre os dias 22 e 24 de julho, com a participação voltada para países da América Latina. Considerado a maior experiência tecnológica do mundo, o festival contará com Maitê Lourenço, CEO e fundadora do BlackRocks; Luís Justo, CEO do Rock in Rio; Débora Garofalo, coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; entre outros. Mais informações podem ser obtidas pelo link: Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Conif
O DIA MUNDIAL DAS COMPETÊNCIAS DOS JOVENS foi comemorado no dia 15 de julho pelo Centro Internacional para a Educação Profissional e Tecnológica (Unevoc) com novos modelos de treinamento, aprendizagem, e de habilidades para a Educação profissional na era pós-Covid-19. (Fonte: Conif)
CHAMADA PARA O PROGRAMA DIGITALIZA BRASIL está aberta e direcionada a 24 municípios com população abaixo de 7 mil habitantes. A Chamada é uma iniciativa do Ministério das Comunicações e já possui 40 prefeituras que aderiram ao programa. (Fonte: Consecti)