Entidades pedem alteração na parcela dos recursos reembolsáveis do FNDCT

UMA CARTA AO MINISTRO MARCOS PONTES, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (CT&I), foi elaborada e encaminhada no dia 25 de agosto por mais de 20 entidades nacionais. O documento requisita a alteração no repasse dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para o ano de 2022. O propósito principal da solicitação é que a parcela de recursos do fundo destinada para operações de crédito (desembolsos reembolsáveis) não ultrapasse os 15% do total arrecadado pelo fundo no ano de 2022. Ainda, as entidades solicitaram o envio de um PLN pelo Governo Federal ao Congresso Nacional para liberação dos recursos não reembolsáveis do FNDCT do Orçamento de 2021. O documento está disponível no link: Carta-ministro-Marcos-Pontes-15-FNDCT-reembolsaveis.pdf (ictpbr.com.br)

HOMENAGEM A MARCO ANTONIO RAUPP, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, foi tema do painel da SBPC, que contou com a participação online de cientistas, amigos e familiares. O pesquisador faleceu no dia 24 de julho, e destacou-se pela contribuição substancial para o desenvolvimento da Ciência no país. (Fonte: SBPC)

A ABC PROMOVEU no dia 27 de agosto a 11ª Mentoria da ABC com o tema “Escrita científica de alto impacto”. O evento contou com a participação dos professores Gilson Volpato, Simone Sarmento e Valtencir Zucolotto. (Fonte: ABC)

DURANTE O EVENTO DO CONFIES E FOPROP o aperfeiçoamento de dispositivos da Lei 13.243/16 (Marco Legal de CT&I) foi defendido por procuradores como uma medida para impedir interpretações equivocadas. O evento teve como objetivo esclarecer os pontos do dispositivo 8º da Lei de Inovação. (Fonte: Confies)

A DIRETORIA DA ANDIFES promoveu uma reunião remota com fóruns e colégios assessores da associação para organizar as agendas de trabalho da nova gestão. Dentre os assuntos discutidos no evento, os destaques foram: a preocupação do retorno presencial das atividades, considerando as normas de biossegurança; a necessidade de soluções tecnológicas, principalmente após alta demanda durante a pandemia; e questões sobre o financiamento da extensão. (Fonte: Andifes)

AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS até  2 de outubro para a 7ª edição do Prêmio Nacional de Inovação, uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O prêmio destina-se às empresas industriais, pequenos negócios, e ecossistemas de Inovação de todo o território nacional (Fonte: Confap). Para mais informações, acesse o link: Prêmio Nacional de Inovação (premiodeinovacao.com.br)

O LEILÃO DO 5G deve ocorrer no mês de outubro deste ano, de acordo com as regras aprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A tecnologia 5G tem como objetivo automatizar processos na indústria e na agricultura, facilitar a telemedicina e melhorar a vida do cidadão comum por meio da Internet das Coisas (IoT). (Fonte: Consecti)

Notícias Recomendadas