O presidente do Conif, Jadir Jose Pela, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e mais 17 entidades representativas da Educação Superior discutiram os efeitos da Portaria no 1030, que dispõe sobre o retorno às aulas presenciais e sobre caráter excepcional de utilização de recursos educacionais digitais para integralização da carga horária das atividades pedagógicas enquanto durar a pandemia do novo coronavírus. Em 2 de dezembro, o Conif publicou uma nota expressando preocupação às orientações da portaria. No documento, o Conselho enfatizou que este ato desrespeita o artigo 207 da Constituição Federal e a Lei de Criação dos Institutos Federais (Lei no 11.982/2008) que garantem autonomia administrativa, didático-pedagógica e financeira às Universidades e aos Institutos Federais. De acordo com o Ministério da Educação, a portaria levou em consideração o fim da situação de calamidade pública, que estava previsto para ocorrer em dezembro, porém o retorno às atividades presenciais na Rede Federal só deverá acontecer após asseguradas as condições sanitárias, como explicou o presidente do Conif. Ele ressaltou a necessidade de seguir as recomendações dos órgãos de saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), assim como comprovações científicas para evitar o comprometimento da saúde da população. Jadir Jose Pela ainda defendeu a revogação da referida legislação, a autonomia universitária, a biossegurança em situação de pandemia, bem como os investimentos para a Educação (Fonte: Conif).
Reitores e Diretores eleitos e não empossados publicaram uma carta aberta expressando indignação sobre a situação das Instituições Federais de Ensino no que diz respeito às nomeações de Reitores e Diretores. De acordo com a carta, as garantias constitucionais definem a autonomia universitária como um dos pilares do Estado Democrático de Direito, e o desrespeito às normas têm sido frequentemente feitas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. A carta conclama a união da sociedade com as Instituições de Ensino para fortalecer o respeito e a democracia, contra o autoritarismo. A carta pode ser lida pelo link: A DEMOCRACIA PRECISA PREVALECER: CARTA ABERTA DAS REITORAS E DOS REITORES/DIRETORES ELEITOS E NÃO EMPOSSADOS » ICTP.Br
Os presidentes do Confap e do CNPq, Odir Dellagostin e Evaldo Vilela (respectivamente), reuniram-se essa semana para discutir o balanço geral das atividades realizadas, em conjunto, pelos 2 Conselhos ao longo do ano, assim como novas iniciativas de CTI em parceria com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs). Além disso, o presidente da Confap reuniu-se também com o presidente da CAPES, Benedito Guimarães Aguiar Neto, para alinhar as próximas etapas do Programa de Desenvolvimento da Pós-graduação (PDPG) (Fonte: Confap).
A 72ª Reunião Anual da SBPC abordou o tema “Os cortes de recursos e seus impactos na Educação”. Durante o debate discutiu-se o baixo investimento brasileiro na Educação e Ciência, sendo na Educação inferior a outros 15 países ricos, como EUA, Japão e Alemanha; e na Ciência superando apenas o Chile. O vídeo do debate está disponível no link: 72ª Reunião Anual da SBPC: Painel “OS CORTES DE RECURSOS E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO” – YouTube.
A mesa-redonda “Desafios de comunicar a Ciência para a sociedade” da 72ª Reunião Anual da SBPC debateu os desafios da comunidade científica de levar informações para a sociedade de uma forma clara e objetiva, além do papel da religião na integração das sociedades e a importância de esclarecer os eventos envolvidos na produção de estudos e artigos científicos, principalmente durante a pandemia de Covid-19. O debate pode ser visto no link: 72ª Reunião Anual da SBPC: Mesa-redonda “DESAFIOS DE COMUNICAR CIÊNCIA PARA A SOCIEDADE” – YouTube.
Florestan Fernandes, fundador da Sociologia brasileira, foi homenageado durante uma conferência da 72ª Reunião da SBPC. Com o tema “Tributo a Florestan Fernandes no seu centenário: Educação e política”, a conferência foi proferida pela professora emérita da UnB, Bárbara Freitag Rouanet sob apresentação da vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral. A conferência está disponível no link: 72ª Reunião Anual: Conferência “TRIBUTO A FLORESTAN FERNANDES NO SEU CENTENÁRIO: EDUCAÇÃO E POLÍTICA – YouTube.
A diretoria da ABC divulgou o resultado das eleições para membros titulares, correspondentes, colaboradores e afiliados. A lista dos membros eleitos pode ser vista no link: Novos membros da ABC eleitos – ABC.
A Fundação SOS Mata Atlântica incluirá soluções tecnológicas para prever a qualidade de água de rios, lagos, mananciais e bacias hidrográficas. O objetivo da iniciativa é oferecer informações do estado atual dos corpos d’água para auxiliar gestores públicos na tomada de decisões quanto à sua preservação (Fonte: Consecti).
Os vencedores do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, organizado pelo MCTI e pelo Conselho Nacional Científico e Tecnológico (CNPq) foram divulgados essa semana no site MCTI. Para mais informações acesse o link: Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia divulga vencedores — Português (Brasil) (www.gov.br).
A versão atualizada do Guia Prático da Lei do Bem (2020) foi lançada pelo MCTI essa semana. O objetivo do documento é ampliar os investimentos em Pesquisa, desenvolvimento e Inovação no Brasil. O guia pode ser obtido pelo link: Guia Prático da Lei do Bem – Versão 2020 by Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – issuu.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a multinacional brasileira Natura divulgaram os vencedores do Prêmio CAPES/Natura Campus de Excelência em Pesquisa. O prêmio estimula a produção científica e tecnológica voltada para a sustentabilidade e a biodiversidade, além de incentivar a pesquisa de excelência em áreas estratégicas para o país (Fonte: CAPES).
A ABC promoverá um webinário no dia 8 de dezembro que discutirá a Tecnologia de Conjunto de Repetições Palindrômicas Regularmente Espaçadas (CRISPR) que permite editar genes, e gerou um universo de possibilidades para a Pesquisa científica em várias áreas. Para inscrever-se, acesse o link: ABC | CRISPR E EDIÇÃO DE GENOMAS | WEBINÁRIO 30 – Sympla.
A Fapesp publicou, essa semana, uma matéria de José Tadeu Arantes sobre a elaboração de Planos de Gestão de Dados (PGD), agora exigidos pela agência junto com a maioria das modalidades de auxílios e bolsas. O PGD agora faz parte de um dos quesitos de avaliação de relatórios científicos, e seu conhecimento auxiliará pesquisadores (Fonte: ABC). A matéria pode ser acessada pelo link: Webinário ensina como fazer Plano de Gestão de Dados | AGÊNCIA FAPESP.
No dia 9 de dezembro será realizado o Colóquio IBM 2020, evento organizado pela IBM Research Brasil em comemoração aos seus 10 anos, que visa discutir o papel da Ciência e como a Tecnologia pode apoiar o método científico para encontrar respostas para questões da sociedade (Fonte ABS). Para mais informações, acesse a matéria no link: ABC – Academia Brasileira de Ciências.
A Confap e o Ministério Australiano de Educação, Capacitação e Emprego (DESE) assinaram o Memorando de Entendimento (MoU), cujo objetivo é dar início à implantação de ações de Pesquisa e desenvolvimento entre o Brasil e Austrália. Segundo o presidente da Confap, Odir Dellagostin, esse acordo ampliará ainda mais a atuação das FAPs e dos pesquisadores brasileiros pelo mundo (Fonte: Confap).
O resultado do 2º Grand Challenges Explorations (GCE), com o tema “Ciência de dados para melhorar a saúde materno-infantil, saúde da mulher e da criança no Brasil”, foi divulgado pelo Ministério da Saúde, CNPq, Confap e Fundação Bill & Melinda Gates. A iniciativa foi exclusiva para projetos do Brasil e financia propostas inovadoras de até R$550 mil que utilizem análises de bancos de dados e técnicas de machine learning para esclarecer fatores que interferem na saúde materno-infantil, das mulheres e das crianças no Brasil (Fonte: Confap).
A 8ª edição do Latin American Research Awards (LARA), organizado pelo Centro de Engenharia do Google na América Latina, contou com 22 projetos vencedores. A iniciativa visa impulsionar a Inovação e premiar projetos que propõem soluções tecnológicas para problemas reais do cotidiano das pessoas. No Brasil, 13 projetos foram contemplados (Fonte: Consecti).
O I Encontro Interinstitucional de Ciência, Pesquisa e Inovação ocorreu essa semana no Vale do São Francisco com o intuito de discutir demandas de Ciência, Pesquisa, Inovação e políticas públicas de desenvolvimento regional com interface entre a Universidade Federal do Vale do São Francisco e o governo de Pernambuco, por intermédio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) (Fonte: Consecti).