ENTIDADES PEDEM AO MINISTRO MARCOS PONTES UMA REUNIÃO URGENTE DO CONSELHO DIRETOR DO FNDCT

OS R$ 5 BILHÕES da reserva extinta do FNDCT foi tema da carta enviada pelas entidades que compõem a ICTP.br ao ministro da CTI, Marcos Pontes. Na carta, as entidades pediram a realização imediata de uma reunião do Conselho Diretor do FNDCT para discutir a movimentação dos recursos do fundo. As entidades ressaltam que, de acordo com a Lei 11.540/07, em seu artigo 5º, incisivo IV, “a definição das políticas, diretrizes e normas para utilização dos recursos, e aprovação da programação orçamentária e financeira” são responsabilidades do Conselho Diretor do fundo. O documento está disponível na íntegra pelo link: Entidades pedem que lei seja respeitada e recursos do FNDCT liberados – SBPC (sbpcnet.org.br)

AUDIÊNCIA PÚBLICA para discutir a liberação dos 100% dos recursos do FNDCT previstos na Lei Complementar 177/2021 foi realizada no dia 21 de maio com a participação do assessor da Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia, Glauber Pimentel de Queiroz, representando o ministro Paulo Guedes, e de diversas lideranças da área da Ciência, Tecnologia e Educação, dentre eles, representantes das entidades que compõem a ICTP.br, além de seu secretário executivo, Celso Pansera. Durante a audiência aconteceu um tuitaço com a #LiberaFNDCT em prol da liberação dos recursos do FNDCT.

FNDCT autônomo é o que preza o pesquisador Wanderley de Souza em seu artigo publicado no site Monitor Mercantil. O texto ressalta que o Conselho Diretor do fundo é o único responsável por decidir sobre as alocações dos recursos do fundo e não o Ministério da Economia, como vem acontecendo. Este ministério acaba de enviar diretrizes para que o FNDCT aloque recursos onde seria mais interessante, do ponto de vista econômico. O pesquisador destaca, no texto, a importância do Conselho Diretor do fundo em se reunir e estabelecer propostas de utilização dos recursos orçamentários. Trechos do artigo podem ser acessados no link: Por um FNDCT autônomo e seguidor dos preceitos legais – ABC

PRIMEIRO SIMPÓSIO CIENTÍFICO DA ABC abordou o tema “Meio Ambiente, Novas Energias e Ecologia”, com abertura pela vice-presidente da ABC, Helena Nader. O evento pode ser assistido pelo link: SIMPÓSIOS CIENTÍFICOS | ED.01 • MEIO AMBIENTE, NOVAS ENERGIAS E ECOLOGIA – YouTube. Para obter mais informações sobre simpósios e webinars da ABC, acesse o link: agenda-completa3.docx.pdf (abc.org.br)

ANTONIO RODRIGUES CORDEIRO, cientista que inaugurou os estudos de genética no Sul do Brasil, morre aos 98 anos. O cientista recebeu a Medalha de Ouro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul em reconhecimento aos seus serviços prestados para o desenvolvimento científico do estado. A SBPC, ABC e a Direção do Instituto de Biociências da UFRGS lamentaram a morte do cientista. (Fontes: SBPC e ABC)

SEXTO VOLUME da obra “Povos tradicionais e biodiversidade no Brasil” é lançado pela SBPC no dia 17 de maio e tem a coordenação de Eduardo G. Neves, professor do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. O documento está disponível no link: portal.sbpcnet.org.br/livro/povostradicionais6.pdf

CANDIDATOS à Presidência da SBPC, o filósofo Renato Janine Ribeiro e o neurocientista Carlos Alexandre Netto participaram de uma entrevista para o Jornal da Ciência em que informam suas propostas para a entidade durante o triênio 2021-2023, assim como questões relacionadas à CTI, e à política. As matérias estão acessíveis no site do Jornal da Ciência: Jornal da Ciência (jornaldaciencia.org.br)

ELEIÇÕES SBPC 2021 é o nome do espaço criado pelo Jornal da Ciência, no boletim diário JC Notícias, com informações sobre candidatos e processo eleitoral da SBPC em 2021. As votações eletrônicas iniciam em 27 de maio. Para mais informações sobre os candidatos, acesse o link: Eleições 2021 – SBPC (sbpcnet.org.br)

WEBINAR DA ACIESP intitulado “Desafios para a Ciência e as universidades em um país em crise” será o 1º a ser realizado no ano de 2021. O evento contará com a presença do presidente da ABC, Luiz Davidovich, e acontecerá no dia 27 de maio, às 16 horas. Para assistir, utilize o link: DESAFIOS PARA A CIÊNCIA E AS UNIVERSIDADES EM UM PAÍS EM CRISE – YouTube

WANDERLEY DE SOUZA, professor titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, publicou um artigo no jornal O Globo expondo o cenário preocupante da Ciência experimental no Brasil. Trechos do artigo podem ser lidos no link: O quadro dramático da ciência experimental – ABC

ONU terá o acadêmico Carlos Henrique de Brito Cruz, ex-diretor científico da Fapesp, integrando o Technology Facilitation Mechanism. O grupo é composto por dez especialistas e tem como objetivo aconselhar a ONU quanto às formas de usufruir da Ciência, Tecnologia e Inovação na aceleração do processo dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). (Fonte: ABC)

CONVERSA COM A FRANÇA – 1º Diálogos Conif está com as inscrições abertas. O programa será realizado virtualmente nos dias 26, 27 e 28 de maio com a participação de diversos especialistas do Brasil e da França nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: Diálogos Conif: Brasil-França (even3.com.br)

CHAMADA PÚBLICA do Conif convida instituições da Rede Federal que tenham interesse em aderir e implementar o Programa Português como Língua Adicional (PLA). O prazo das inscrições é até o dia 18 de junho e podem ser feitas por meio do link: Formulário de Inscrição para Adesão ao Programa Português como Língua Adicional para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, (PLA em Rede). (google.com)

PROMOVER ANDIFES, o Programa de Mobilidade Virtual em Rede, teve seus resultados preliminares divulgados para diversas universidades, dentre elas a Universidade Federal do Sul da Bahia, UFMA, UFRN, entre outras. (Fonte: Andifes)

CONFERÊNCIA ALL-ATLANTIC 2021, com o apoio do Confap, MCTI e CNPq, será realizado nos dias 2 a 4 de junho. O evento visa apoiar o AllAtlanticOcean Research Alliance e fortalecer a cooperação em Pesquisa e Inovação do Oceano Atlântico. (Fonte: Confap)

PARA MULHERES NA CIÊNCIA 2021, o programa realizado pela L’Oreal Group, ABC e Unesco Brasil, está com as inscrições abertas até o dia 10 de junho (Fonte: Confap). Para saber mais sobre o programa, acesse o link: Brazil – 2021 Call for application | For Women in Science

Notícias Recomendadas