Estudo mostra o aumento do desemprego entre cientistas. Dia 23 tem nova Jornada de Mobilização em Defesa da Ciência

MATÉRIA PUBLICADA NA REVISTA NATURE mostra a repercussão da pandemia de Covid-19 na carreira de cientistas ao redor do mundo. A matéria refere-se à uma pesquisa conduzida regularmente pela revista a cada 2/3 anos que avalia salário e satisfação profissional de cientistas. Este ano os resultados da pesquisa são preocupantes, demonstrando que 53% dos jovens cientistas entrevistados foram acometidos pela pandemia. No Brasil, o efeito é ainda pior, com 72% dos entrevistados apresentando impactos significativos em suas carreiras científicas. Segundo a matéria, as principais causas relatadas foram relacionadas à queda da produtividade – decorrente dos desafios observados quanto à coleta de dados e condução de experimentos em laboratórios; além da carência de Tecnologia constatada no país. Para o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, o Brasil corre risco de ter apagão científico. Apenas 13% dos projetos de pesquisa receberam financiamento este ano, e o desemprego de profissionais com mestrado alcançou os 25%. (Fonte: Nature, Outra Saúde)

A 3ª JORNADA DE MOBILIZAÇÃO EM DEFESA DA CIÊNCIA – “Quanto vale a Ciência?”acontecerá no dia 23 de novembro por meio de tuitaço, e atos presencial e virtual. A iniciativa é das entidades que compõem o Comitê Executivo da ICTP.br e diversas outras como a ANPG e o Proifes. O evento começará às 10 horas com o tuitaço da #SOSCIÊNCIA.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O 4º CONGRESSO NACIONAL DE FUNDAÇÕES DE APOIO das universidades públicas. O evento acontecerá entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro, em formato 100% online e gratuito. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de novembro pelo link: 4º Congresso Confies (encontrodigital.com.br)

A SBPC, EM DEFESA DOS PATRIMÔNIOS DA BAHIA, publicou uma carta cobrando dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário baianos urgência na adoção de medidas para preservar o imóvel Quinta do Tanque, que abriga o centenário Arquivo Público do Estado da Bahia. A nota está disponível no link: NOTA-DA-SBPC-PATRIMÔNIOS-DA-BAHIA-E-DO-BRASIL-AMEAÇADOS.pdf (jornaldaciencia.org.br)

DIREITOS DOS POVOS TRADICIONAIS foi o tema do webinar realizado no dia 17 de novembro pela SBPC. O evento faz parte da seção 4 da obra “Povos tradicionais e biodiversidade no Brasil – Contribuições dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais para a biodiversidade, políticas e ameaças”. (Fonte: SBPC)

CURSOS ONLINE DA SBPC estão com as inscrições abertas. São 25 webminicursos de diversas áreas do conhecimento. Para ter acesso aos detalhes dos cursos, acesse o link: Inscreva-se nos cursos online da SBPC – SBPC (sbpcnet.org.br)

SBPC VAI À ESCOLA é o nome do programa, promovido pela SBPC, que selecionará projetos que visam a realização de atividades de divulgação da Ciência, do estímulo à aquisição do conhecimento científico e da criatividade das crianças, adolescentes e jovens, voltadas à formação de professores dos Ensinos Fundamental e Médio. Mais informações podem ser obtidas pelo link do Edital: Edital-PROGRAMA-SBPC-VAI-A-ESCOLA-2021 (sbpcnet.org.br)

FALECEU O PROFESSOR LUIZ GUIMARÃES FERREIRA, um físico brilhante e pioneiro no uso intensivo de computadores para o entendimento de propriedades eletrônicas em materiais, em particular, estruturas eletrônicas de sólidos. Obteve seu PhD no ITA e tornou-se professor titular do Instituto de Física da USP. (Fonte: ABC)

ACORDO QUE DESTINA R$ 170 MILHÕES A PROJETOS DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO foi firmado entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). O programa visa contemplar soluções inovadoras na área de transformação digital, defesa, novos materiais, e sustentabilidade ambiental. Mais informações podem ser acessadas pelo link: Parceria entre BNDES e Embrapii/MCTI vai gerar até R$510 milhões em investimentos para inovação – ABC

PRÓ-REITORES DE TRÊS UNIVERSIDADES PAULISTAS – UNICAMP, USP E UNESP – publicaram um manifesto contra o negacionismo à Ciência. O documento ressalta a importância de organizações científicas, como o CNPq e a Capes, e o retrocesso do governo atual referente aos cortes nos recursos financeiros concedidos à Ciência. O manifesto foi divulgado no jornal Folha de São Paulo. (Fonte: ABC)

PROFESSORES EMÉRITOS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA também se opuseram ao ato lamentável do presidente da República – Jair Bolsonaro – em excluir dois cientistas da lista de agraciados com a Ordem Nacional do Mérito Científico. Ambos os cientistas excluídos – Adele Schwartz Benzaken e Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda – haviam sido indicados por uma comissão composta por membros do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), ABC e SBPC. (Fonte: ABC)

O INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA será sede da 45ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). O evento acontecerá de 29 de novembro a 2 de dezembro, de forma híbrida – com atividades presenciais e online. Para mais informações acesse o link: Reditec (ifb.edu.br)

GOVERNO PUBLICA ALERTA SOBRE A ESCOLHA DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL que vai herdar o Centro de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec). Após reabertura do edital, no dia 3 de novembro, para seleção da Organização Social, o governo alertou no Diário Oficial da União do dia 17 de novembro que a reabertura do edital pode ser suspensa a qualquer momento, em caso de juízo definitivo por parte do Tribunal de Contas da União. (Fonte: Consecti)

Notícias Recomendadas