Mesmo em meio à pandemia da Covid-19, a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br) continua ativa articulando suas próximas ações virtualmente. Na quarta, dia 20, o Comitê Executivo reuniu-se e colocou em pauta pontos como novos encontros para o fortalecimento da Ciência brasileira.
Na reunião, presentes os representantes das seguintes instituições: Academia Brasileira de Ciências (ABC), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Conduzida pelo secretário executivo da ICTP.br, Celso Pansera, a reunião teve contribuições importantes de todos os representantes.
Na pauta, as seguintes questões:
- Ampliar a capacidade de comunicação através das mídias;
- Divulgação do site;
- Boletim semanal a ser divulgado pelas entidades que compõem a coalizão;
- Aprovar o plano de trabalho e financeiro da ICTP.br;
- Tonar mais eficiente e ágil a tomada de decisões, especialmente neste período em que o deslocamento de pessoas e representantes de entidades não pode ser feito fisicamente;
- Realização de reuniões do Comitê Executivo com mais frequência;
- Nova reunião no dia 25 de maio, para definir a agenda e pauta da ICTP.br.
A ABC foi representada pelo seu presidente Luiz Davidovich, e pela vice-presidente Helena Nader. Pela Andifes, a presidente da Comissão de Ciência & Tecnologia e Empreendedorismo, Soraya Smaili. Do Confap, seu presidente Fábio Guedes e, do Confies, o presidente Fernando Peregrino. O Conif foi representado pelo conselheiro Eduardo Módena, que é reitor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e pelo assessor da Diretoria do Conif, Newton Lima. O Consecti foi representado pelo 2º vice-presidente Rafael Pontes Lima. A SBPC foi representada pelo presidente Ildeu Moreira.