Luta continua para a derrubada dos vetos presidenciais referente ao contingenciamento do FNDCT. Mais de 120 mil pessoas assinaram o abaixo-assinado em defesa do fundo

Entidades científicas e sociais continuam na luta pela derrubada dos vetos presidenciais da Lei Complementar no 177 referente aos recursos do FNDCT. Diversos membros da ABC publicaram um texto cujo título é “Coalizão Ciência e Sociedade”, em que descrevem o papel do FNDCT na Pós-graduação e na institucionalização da pesquisa científica e tecnológica do Brasil. O documento ressalta as repercussões que o contingenciamento dos recursos do fundo terá no atraso tecnológico e na dependência em setores estratégicos de outros países. O processo de desenvolvimento econômico também foi citado no texto, uma vez que o investimento em Educação e Ciência contribui na formação de profissionais, e é um mecanismo muito importante para medir o efeito do investimento feito pela sociedade. O abaixo-assinado para a derrubada dos vetos já foi assinado por mais de 120 mil pessoas, e as entidades esperam alcançar a marca de 1 milhão de assinaturas. Para fazer parte dessa frente e ajudarmos a Ciência brasileira, participe do abaixo-assinado disponível no link: Abaixo-assinado · Senadores: PELA DERRUBADA DOS VETOS AO FNDCT · Change.org.


O Conif divulgou o documento “Retomada das aulas pelo mundo diante da Covid-19” – levantamento realizado por sua Assessoria Internacional com um panorama da volta às aulas em diferentes países do mundo. O documento é gratuito e está disponível no link: retomada-das-aulas-pelo-mundo-diante-da-covid-19.pdf (conif.org.br).


O presidente do Confies, Fernando Peregrino, publicou uma carta em que esclarece informações sobre a matéria divulgada pela Folha em que “Butantan usa fundação privada para driblar regras do poder público, diz Ministério Público de Contas”. O presidente da entidade esclareceu que a entidade dispõe de leis flexíveis para vencer a burocracia pública na pesquisa e que a matéria publicada induz o leitor desavisado à visão preconceituosa sobre as fundações. (Fonte: Confies)


Esta semana foi realizada a primeira reunião da Comissão Eleitoral 2021 da SBPC para discutir a eleição dos membros da gestão do biênio 2021-2023, de parte do Conselho (quadriênio 2021-2025) e das Secretarias Regionais (biênio 2021-2023). Os pontos discutidos na reunião foram adicionados a 1ª Circular que será encaminhada aos sócios ativos no início de março. Utilize o link para atualização dos cadastros dos associados: Sistema Gerencial de Associados (sbpcnet.org.br).


“Internacionalização do Ensino Superior: políticas linguísticas” será o tema do Workshop online organizado pela British Council Brasil em parceria com o Ministério da Educação (MEC). O evento acontecerá no dia 25 de fevereiro e é direcionado aos representantes de escritórios internacionais de Institutos de Ensino Superior brasileiros, e docentes e pesquisadores que atuam na internacionalização de sua universidade. (Fonte: Confap)


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) oferecerá 84,3 mil bolsas para os cursos de Pós-graduação do país. A concessão de bolsas de cotas institucionais dependerá da nota do Programa de Pós-graduação e do nível de ensino (Mestrado ou Doutorado). Para mais informações, acesse o link: Concessão de bolsas institucionais para 2021 consolida regras — Português (Brasil) (www.gov.br).


“O que esperar da COP 15 da Biodiversidade?” é o tema do webinário, organizado pela Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, que acontecerá no dia 22 de fevereiro pelo Youtube da entidade. O evento trará discussões acerca da agenda de debates do 15º COP (Conference of Parties) da Biodiversidade, a ser realizado no segundo semestre deste ano. O encontro discutirá questões relacionadas à regulação global sobre a biodiversidade. (Fonte: ABC)


Mario Veiga Ferraz Pereira é o único brasileiro eleito para a National Academy of Engineering dos Estados Unidos (NAE). A Academia elege membros que deram contribuições de fronteira para a pesquisa, prática ou Ensino em Engenharia e que são pioneiros em campos novos e em desenvolvimento da Tecnologia. (Fonte: ABC)


Em entrevista ao Jornal da USP, o acadêmico Jorge Kalil Filho, diretor do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, comenta sobre sua pesquisa a respeito de uma vacina contra a Covid-19 em spray nasal. Jorge Kalil explica que uma das vantagens da vacina é ser 100% nacional e extremamente adaptável as diferentes variantes. A entrevista pode ser acessada pelo link: Vacina em spray nasal em desenvolvimento contra covid pode estimular forte resposta local – Jornal da USP.

Notícias Recomendadas