Ministério da Educação intervém na Unifesp e altera o procurador-chefe da instituição. Andifes recebe o prêmio Darcy Ribeiro

ANDIFES RECEBERÁ O PRÊMIO DARCY RIBEIRO em reconhecimento pela atuação nas questões da Educação brasileira. A premiação ocorreu por votação da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, e a solenidade está planejada para acontecer no mês de outubro. (Fonte: Andifes)

A UNIFESP foi surpreendida pela intervenção do Ministério da Educação (MEC) na alteração do procurador-chefe da instituição. Esta interferência contradiz as normas da Unifesp que preconiza que a reitoria tem a prerrogativa para a indicação do cargo. A substituição do procurador-chefe Murillo Giordan Santos por Alessander Jannucci foi divulgada no Diário Oficial da União, sem o conhecimento da Unifesp. Deve-se enfatizar que, segundo a Instrução Normativa no 5 de 1998, as universidades têm autonomia de gestão por serem autarquias e terem independência na escolha da procuradoria, entre os advogados integrantes da Advocacia Geral da União (AGU). Especula-se que a substituição de Murillo Giordan foi motivada pelo fato de o procurador-chefe ter publicado um artigo de opinião no jornal O Estado de São Paulo, criticando a medida provisória editada pelo presidente Jair Bolsonaro, autorizando-o a escolher livremente os reitores e vice-reitores temporários para as instituições federais. A Unifesp solicitou uma audiência, em caráter de urgência, com o ministro da Educação para tratar sobre o tema, porém até o momento não obteve sucesso na solicitação. (Fonte: Poder360)

SBPC VISITA O INPE em apoio e solidariedade aos pesquisadores da instituição. O INPE, que completou 60 anos este mês, é um dos institutos de pesquisa mais importantes e estratégicos do país. (Fonte: SBPC)

MARGARETH DALCOMO é parabenizada pela SBPC pelo reconhecimento de Personalidade do Ano no Prêmio Faz Diferença 2020, homenagem realizada pelo jornal O Globo e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). (Fonte: SBPC)

COM O TEMA “INTRODUÇÃO À DIPLOMACIA CIENTÍFICA”, o evento InnSciD SP + TWAS 2021, organizado em parceria entre a Escola de Diplomacia de Inovação e Ciência de São Paulo (InnSciD SP) da USP e a Academia Mundial de Ciências (TWAS), e com apoio institucional da ABC, contou com a palestra do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ademar Seabra da Cruz Junior. (Fonte: ABC)

GLAUCIUS OLIVA é o novo vice-presidente Regional da ABC para a região de São Paulo. Glaucius, professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo de São Carlos, ocupa o cargo após o falecimento do Prof. Oswaldo Luiz Alves, e segue em seu mandato até maio de 2022. (Fonte: ABC)

UMA EDIÇÃO ESPECIAL DO WEBINÁRIO DA ABC foi promovida para discutir o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, uma colaboração de 195 países que fornece análises regulares sobre mudanças climáticas e suas implicações. (Fonte: ABC)

PRÊMIO CONFAP CT&I – PROFESSOR FRANCISCO ROMEU LANDI contará com três categorias: Pesquisador Destaque, Pesquisador Inovador e Profissional de Comunicação. O período de inscrição está aberto e mais informações podem ser obtidas no link: Editais – CONFAP — Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa

DOCUMENTO DE ORIENTAÇÃO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS foi divulgado pelo Conif para somar à publicação “Diretrizes para elaboração de planos de contingência para o retorno às atividades presenciais nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”. O documento apresenta reflexões e orientações gerais para que as instituições construam seus planejamentos visando uma retomada de atividades com segurança. (Fonte: Conif)

PROGRAMA PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL(PLA) do Conif iniciará no dia 18 de agosto com uma aula inaugural às 18 horas. O curso será dividido em 18 lições totalizando 250 horas, abrindo uma nova turma a cada semana. (Fonte: Conif)

BOLSAS PARA ESTUDANTES INDÍGENAS que estejam matriculados em cursos de graduação do Ensino Superior público serão ofertadas pelo Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN) e a mineradora Vale. (Fonte: Consecti)

Notícias Recomendadas