A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) fizeram uma carta conjunta pela recomposição e nomeação do Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que está disponível neste link. O documento lembra que a última reunião ocorreu em 28 de novembro e, à época, fora anunciada a futura recomposição.
Mas a surpresa foi que após o lançamento do documento, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, decidiu exonerar o presidente da Capes, Benedito Guimarães Aguiar Neto. Ainda não se sabe quem assumirá o cargo no lugar de Benedito Aguiar.
A Capes tem papel fundamental no fomento e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil, com atuação em todo o território brasileiro. Atua também no sistema de avaliação da pós-graduação no Brasil, contribuindo para padrões de excelência acadêmica em diversos mestrados e doutorados.
Com a restrição de recursos, diante da discussão orçamentária atual, as entidades consideram urgente a recomposição do novo Conselho Superior, garantindo o exercício de estratégias importantes. Cabe ao grupo, por exemplo, apreciar a proposta do Plano Nacional de Pós-Graduação, para encaminhamento ao ministro da Educação, além dos critérios para a concessão de bolsas de estudo e auxílios.
O ministro Milton Ribeiro vem fazendo diversas trocas na estrutura do MEC e de instituições ligadas à pasta. Entre as mudanças mais recentes, a Presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e de outros cargos importantes da autarquia.